Normas de Submissão

NORMAS E INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TEMAS LIVRES AO 1º CONGRESSO BRASILEIRO DO INCCOR

1. Cadastro

Antes de submeter seu trabalho, você precisará se inscrever no 1º Congresso da SOCERJ. Após sua inscrição, acesse o formulário. Seu usuário e senha serão os mesmos utilizados para inscrição no congresso.

2. SUBMISSÃO:

As submissões terão início no dia 20 de abril de 2025 e se encerrarão às 00 horas do dia 01 de julho de 2025.

Selecione o tipo do seu trabalho: Relato de Caso/Série de Casos, Revisão e Meta-análise.

INFORMAR A CATEGORIA:
  • Profissional de Saúde;
  • Profissional de saúde residente/especializando;
  • Graduandos na área da saúde;
  • Pesquisador.

Dados do Trabalho:

Título: deverá conter até 150 caracteres

Resumo: ESTRUTURA DO TEXTO

  • Introdução e/ou Fundamento: O marco teórico que levou à realização do trabalho deve ser claramente descrito em uma ou duas frases.
  • Objetivo: Enunciar claramente o tema investigado, de preferência indicando a hipótese a ser testada.
  • Materiais e Métodos: Indicar se trata de estudo observacional, estudo de caso e controle, estudo prospectivo, ensaio clínico randomizado e/ou outros tipos de delineamento. Descrever as características da amostra estudada, fundamentais ao desenvolvimento do trabalho e os métodos utilizados para coleta de dados e as intervenções realizadas.
  • Resultados: Devem ser apresentados os resultados detalhados, em concordância com os objetivos do trabalho e, de modo a justificar as conclusões. Os dados numéricos devem indicar os achados principais do trabalho. Estimula-se a inclusão de figuras que ilustram os principais resultados do trabalho. Trabalhos com resultados e conclusões como “os resultados serão apresentados e discutidos…” não serão aceitos para apresentação.
  • Conclusões: As conclusões devem responder aos objetivos do trabalho. Quando os resultados justificarem implicações clínicas, poderão acompanhar as conclusões. Indicar claramente se as conclusões são ou não definitivas, antes que a informação possa ser usada na clínica.
  • Referências bibliográficas: são opcionais.

ESTRUTURA DO TEXTO – RELATO DE CASO
  • Introdução e/ou Fundamento: O marco teórico que levou à realização do trabalho deve ser claramente descrito em uma ou duas frases.
  • Relato do caso: Descrição objetiva do caso.
  • Discussão: Destacar a relevância do caso e o aprendizado que o mesmo proporcionou.
  • Referências bibliográficas: são opcionais.

São permitidos até 2.500 caracteres. É possível a inclusão de tabelas e imagens no texto do trabalho (lembre-se de que isto implica na perda de alguns caracteres). Prestar atenção para eventuais perdas de formatação. Sugere-se observar a versão antes do envio completo.

Palavras-chave: o autor deverá incluir 3 – 5 palavras-chave de acordo com o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde – https://decs.bvsalud.org/).

IMPORTANTE:
  • Trabalhos não devem conter os dados da instituição sede ou dados de identificação dos pacientes no título, no corpo do resumo ou em figuras e tabelas.
  • Os Temas serão avaliados e, uma vez aprovados, não passarão por revisão de língua portuguesa e não serão passíveis de correções. Os Temas livres serão publicados conforme foram submetidos. Portanto, solicita-se a máxima atenção à correção ortográfica e gramatical, assim como à nomeação de autoria.
  • A linguagem deve ser clara, objetiva, direta e com precisão na descrição dos dados. Termos pessoais devem ser evitados. Sugere-se o sujeito indeterminado. Utilizar o nome genérico dos fármacos.
  • Ao submeter o Tema, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética em Pesquisa em Animais.
  • A Comissão Julgadora poderá eliminar o tema que infringir norma ética ou legal.
  • Os autores assumem a responsabilidade pela veracidade dos dados e respeito às questões éticas e legais da pesquisa.

3. AUTORES

Cada trabalho poderá conter até 10 autores. O autor principal deverá informar nome completo, instituição, CPF, e-mail e telefone celular. Para os demais autores será necessário informar apenas nome completo e instituição.

Submissão:

Clique em “ENVIAR” para inserir o resumo no sistema. Após clicar em “Salvar/Submeter”, a submissão do resumo estará concluída e não será possível realizar alterações no trabalho.

Caso seja necessário realizar modificações no resumo, o autor deverá solicitar a exclusão do trabalho no e-mail e realizar uma nova submissão.

O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o Congresso.

4. AVALIAÇÃO DOS TEMAS LIVRES

Para que os trabalhos sejam avaliados pela Comissão Julgadora, é imprescindível que todas as orientações deste regulamento tenham sido seguidas rigorosamente.

O processo de seleção será realizado conforme especificação abaixo:

Revisão e Avaliação

Todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados por pelo menos 2 (dois) julgadores membros da Comissão Julgadora de Temas livres.

Os critérios para julgamento são:
  • Originalidade e Relevância;
  • Delineamento;
  • Tratamento Estatístico do material e método utilizado;
  • Adequação do texto, clareza na apresentação dos resultados e correlação com as conclusões;

5. RESULTADO DA SELEÇÃO DOS TEMAS LIVRES

Concluído o trabalho de julgamento dos temas livres. Os autores com trabalhos aprovados receberão correspondência eletrônica via e-mail.

  • Todos os trabalhos aprovados serão publicados pelo congresso como anais do evento e no formato digital.
SESSÃO DE MELHORES TEMAS LIVRES
  • Os 3 melhores temas irão concorrer a premiação e serão apresentados em sessões no formato online de “Melhor Tema Livre”.
PREMIAÇÃO

Serão premiados os melhores trabalhos como:

  • 1º Lugar: Certificado de menção honrosa;
  • 2º Lugar: Certificado de menção honrosa;
  • 3º Lugar: Certificado de menção honrosa.

O certificado, contendo os nomes de todos os autores, será enviado para o autor inscrito/apresentador do tema livre até 10 de julho de 2025.

Resumos – os trabalhos apresentados durante o Congresso serão publicados no formato digital com ISBN - INCCOR.

Para esclarecimento de dúvidas:

Boa sorte a todos os profissionais que apresentarão seus trabalhos no I Congresso Brasileiro do INCCOR®! Que suas ideias inspirem e gerem grandes discussões!

General Questions

FAQ - I Congresso Brasileiro do INCCOR®

Respostas para as perguntas mais frequentes dos participantes.

  • As submissões terão início no dia 20 de abril de 2025 e se encerrarão às 00 horas do dia 1º de julho de 2025.
  • O resumo deve incluir: Introdução, Objetivo, Materiais e Métodos, Resultados, Conclusões e, opcionalmente, Referências. Para relatos de caso, deve conter Introdução, Relato do Caso e Discussão.
  • Cada trabalho pode ter até 10 autores. O autor principal deve fornecer informações completas, enquanto os demais devem informar apenas nome e instituição.
  • Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora com base em critérios como originalidade, relevância, clareza na apresentação dos resultados e correlação com as conclusões.
  • Os três melhores temas livres receberão certificados de menção honrosa. O certificado será enviado ao autor inscrito/apresentador até 10 de julho de 2025.